domingo, 20 de agosto de 2023

Mariscal - mais um paraíso no Sul do Brasil

 


 



       Passamos uma semanada em Mariscal, uma das praias do município de Bombinhas, no litoral catarinense, localizada 20 Km ao sul de Itapema ou menos de uma hora ao norte de Florianópolis, com acesso pela BR 101 em ambos os casos. Conheço muitas praias da orla atlântica brasileira e mesmo dos países que se situam ao nosso sul-sudoeste. Boa parte das do litoral de nosso estado e, dentre elas, destaco a Guarda do Embaú, para baixo da Ilha da Magia, Florianópolis, e o Costão do Santinho, localizada logo após Ingleses do Rio Vermelho,  em Florianópolis. Não vou mencionar as do Sudeste e nem as do Nordeste. Deixo isso para que gosta delas e as conhece melhor do que eu. Mas a de Mariscal é muito bonita e vale a pena ser visitada pelos turistas.

       Logo ao sul da Meia Praia, de Perequê, Porto Belo, Bombas e Bombinhas há nosso maravilhosa Mariscal. Areia fina e clara, uma faixa de areia considerável, mar razoavelmente calmo pela formatação da baía, verdejante Mata Atlântica nos montes e nas planícies. Um povo muito hospitaleiro, com dedicados atendentes  nos restaurantes e hotéis. Hospedamo-nos no Hotel Atlântico, entre a parte central e a norte da faixa de areia que borda o mar. Bem estruturado, com pessoal amável, solícito e atencioso, segue rigidamente os melhores protocolos de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.  




      No seu restaurante, onde se saboreia bom café da manhã, o atendente vai orientando, educadamente, para que as pessoas utilizem as luvas descartáveis e a máscara protetora do nariz e da boca sempre que as pessoas vão servir-se nos balões do café. Doces, salada de frutos, frutas in natura, iogurtes bem densos, massas de bolos, pudim, frios, omeletes, cereais e café para deixar o hóspede satisfeito ne com suas energias restauradas, disponíveis nos horários entre 7 e 9 horas da manhã. Nos outros períodos, serviço de restaurante a la carte.

      Uma bela piscina artisticamente azulejada, espreguiçadeiras, gramado bem aparado, com entrada pela avenida das Aroeiras e outra frente para o mar. Cadeiras e guarda-sóis são disponibilizados aos presentes. Contam com confortáveis e bem limpos aposentos, salas para reuniões e uma grande para jogos, e um salão de convenções. O acesso para o mar é seguro, curto e nos leva a um magnífico visual. Defronte, a Ilha da Galé, ao norte o Retiro dos Padres e a Praia da Sepultura, um santuário ecológico que ajuda a compor a Reserva do Arvoredo. Ao sul, um monte cuja altura manométrica perfaz 191 metros. Uma trilha pela qual os visitantes sobem para ir ao topo num tempo entre 35 e 40 minutos. No portal receptivo, um funcionário, Aland, recebe os turistas e dá todas as explicações sobre as trilhas, os cuidados com a natureza e a própria segurança dos aventureiros. Do topo do morro, é possível estender a vista para a imensidão do mar, para quatro ilhas, e a cidade de Itapema, ao norte, e Tijucas, ao sul.

       A primeira vista, olhando-se para o continente, no lado oeste, permite-nos ver, ao lado direito, a praia do Canto de Fora, e depois Mariscal. À esquerda, o Canto de Dentro, Zimbros e Tijucas. Neste lado, centenas de barcos de pescadores e os trapiches. trapiches. Uma foto na entrada do Restaurante Buraco da Proa, nos mostra um desenho geográfico natural parecendo a cauda de uma baleia. É um cenário magnífico em seu todo.

       Fizemos refeições sempre em ligares diferentes, consumimos peixes e mariscos deliciosos. No penúltimo doa, almoçamos no Rancho da Ana, em Bombinhas, comida caseira com muitos peixes e preparada em fogão à lenha. No último, fomos conhecer o "Buraco da Proa", localizado na avenida que conduz a Zimbros. Uma cardápio variadíssimo, bom atendimento, tudo limpinho e cheiroso, protocolos de saúde bem seguidos e muitas opções de saladas e de comidas. o preço cobrado é muito justo, não é caro, bem menor do que em outros lugares onde você possa encontrar tantas opções de frutos do mar numa só refeição. Assim como recomendo visitarem o Buraco do Padre, em Ponta Grossa,  no Paraná, recomendo conhecerem e se deliciarem com o que é servido no Restaurante Buraco da Proa. 



       Na semana, não foi possível cumprirmos todo o roteiro que pretendíamos, por isso teremos que voltar em outras oportunidades. E, por sorte, uma temperatura de 11 graus à noite e 23 das 9 da manhã às 17 horas, com muito sol para deliciar e energizar o corpo.

       Euclides Riquetti

Praia do Mariscal  - noite do dia 21-05-2021

Reedição

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!