Graspa ou grappa Dionízio, fabricada em Bituruna - PR.
Criar drinks alcoólicos é possível com a combinação de uma bebida destilada e alguns outros ingredientes. Uma vez criei um drink com Steinhaeger Doble W. Utilizava a famosa e deliciosa bebida fabricada em Porto União, com adição de achocolatado Tirol (fabricado em Treze Tílias), Coca-Cola e gelo. Resulta num drink delicioso, com o teor sofisticado do Steinhaeger e o sabor de chocolate que, somados ao gás e acidez da Coca dão ao consumidor uma sensação de bem-estar.
Agora, como os frios que finalmente chegaram, mesmo com o sol brilhando na maior parte do dia, o anoitecer resulta em ambientes de baixa temperatura. Então, um drink que recomendo, e que fica muito saboroso e palatável, feito com "Graspa Dionízio!", produzida em Bituruna - PR, por Dionísio Sandi e Filho, na Linha Rosário, naquele município. Comprei-a por ocasião de uma excursão que liderei para aquele lugar, mais Faxinal do Céu, há uns 7 anos. Guardei-a com carinho e cuidado, e hoje utilizei para um drink para "esquentar" o corpo. A Grappa ou Graspa, é um produto obtido com aproveitamento de compostos da uva que sobram da produção do vinho. De origem italiana, faz com que nos esqueçamos do frio. Na minha infância, eu ajudava meu Padrinho Joião Franck, no Leãozinho, Ouro, SC, a produzir cachaça e graspa.
Uma receita muito simples é utilizar uma dose de graspa, 100 ml de iogurte ou bebida láctea, e 100 ml de coca-cola. Fica delicioso. Imagine se você enriquecer com leite condensado e creme de leite. As quantidades você varia conforme o teor de açúcar que quer que fique o seu coquetel. Duas doses de graspa farão que você se aqueça ainda mais rápido.
Mas não se esqueça: bebida alcoólica e cigarro não fazem bem à saúde!
Euclides Riquetti
30-05-2024
Visite o Blog do Riquetti
www.blogdoriquetti.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!