quinta-feira, 20 de junho de 2024

Ivo Jorge Seganfredo - mais uma triste despedida

 



       Tomo conhecimento, neste momento, do falecimento de meu amigão Ivo Jorge Seganfredo, 70 anos, nascido em 21 de novembro de 1953,  pelo que lamento muitíssimo e manifesto meus votos de profundo pesar a toda a família e aos nossos amigos.

       Fui vizinho da família Seganfredo em Ouro, na comunidade de Leãozinho, onde nascemos eu e ele. Frequentamos a mesma capela em nossa infância, participamos das mesmas festas da Igreja, tomamos refrigerante em garrafinha de vidro com a tampinha furada por um prego. Subimos as escadas da gruta e brincamos na ponte sobre o Rio Leãozinho, que está lá até hoje, uma verdadeira obra de arte. 
       
       Ao realizar o curso de Técnico em Contabilidade, de 1969 a 1971, na antiga Escola Técnica de Comércio Capinzal, que funcionava onde hoje se situa a Escola da Fé, em Capinzal, fui colega de Maria de Lourdes Ferreira, uma jovem que, pela manhã, cursava o "Normal", no Mater Dolorum, preparativo à atuação no Magistério Público Estadual. Maria de Lourdes, adiante, foi trabalhar na então Escola Frei Crespin, na "Linha Sete de Setembro", hoje Distrito de Santa Lúcia. Lá ela conheceu o jovem Ivo Seganfredo, com quem se casou e teve três filhos. Foi professora e Diretora daquele educandário. Agora, o casal vinha morando em Capinzal, próximo da Escola Viver e Conhecer, pouco depois do estádio da AE Vasco da Gama. 

       Quando voltei a morar em Ouro, depois de ter residido em Porto União da Vitória, onde cursei a FAFI, morei em Zortéa e acabei voltando ao Ouro em 1980. Reencontrei o Ivo, que era aliado político do saudosos Prefeito Ivo Luiz Bazzo. Passamos a conviver na política quando fui Secretário da Administração de Bazzo e, adiante, atuando nas mesmas trincheiras durante três décadas.

       Quando fui Prefeito daquela cidade, o Ivo foi meu colaborador na condição de "Intendente Distrital" e depois Diretor de Obras. Realizamos obras e ele defendia muito aquele distrito, reivindicando a implantação de Sistema de Distribuição de Águas, início de um projeto de habitações populares,  criação de Posto de Saúde e, sobretudo, na transformação daquela localidade em Distrito. Com fortíssimo empenho do Doutor Pedro Morosini, vereador e também por um tempo Secretário Municipal de Ação Social, e com projeto de Morosini para transformar a localidade em Distrito, conseguimos ver a ação concretizada. A rede de distribuição de águas pelo SIMAE nós iniciamos e foi concluída no mandato do prefeito seguinte, Domingos Antônio Boff.  Seganfredo era filiado ao Progressista, partido do qual fez parte desde os tempos do antigo PDS. 

       Constituiu, com os filhos, uma empresa de transportes coletivos, prestando os serviços de transporte de estudantes e idosos, principalmente. Era um entusiasmado pelas ações em prol dos grupos da Terceira Idade. Já aposentado, vinha vivendo para a família, apoiando os filhos e os netos. Acostumou-se a viajar e o fazia regularmente. 

       Nossa última conversa foi por telefone. Ele me ligou para saber se eu ainda organizava excursões para Bituruna, Faxinal do Céu e Porto União da Vitória. Falei que parei por causa da pandemia e que indicaria alguém que o fizesse. Depois o encontrei num evento político em Ouro e não mais nos falamos. 
 
       Ouro e Capinzal perde uma pessoa muito carismática, entusiasmada, que cuidou, carinhosamente, de toda a sua família. Lembro das preocupações com a saudosa mãe dele e do gosto que ele tinha pela política. Um bom pai, avô e marido, uma pessoa de Fé, grande devoto de  Frei Crespin. Está sendo velado na sala em anexo à capela de Santa Lúcia e o sepultamento se dará às 15 horas de hoje, no cemitério local. 

       Grande e afetuoso abraço aos familiares e amigos.

Euclides Riquetti e Família

20-06-2024 
 
 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!